AI MARIA

#mulher #documentary #photography

SINOPSE.
AI MARIA: mostrar a história das mulheres de comunidades marginalizadas da cidade do Porto.
O espaço público, a rua, é o lugar para todas as revelações. As dezenas de retratos espalhados entre o Porto e V.N. de Gaia são uma provocação, um instante de malícia e ousadia, que as nossas mestiças Marias partilham com a cidade. Cada retrato, um momento. Uma conversa. Uma catarse. Em cada retrato esta óbvia mistura provocada pela viagem da língua portuguesa pelo mundo, tamanha a variedade de povos unida pelo mar. Aqui, estas Marias apelam a uma universalidade, a uma união para lá do óbvio.
Representam elas todas mulheres? Talvez, o mundo inteiro…

“AI MARIA” é o quarto projeto do ciclo INVISÍVEL LÍNGUA, dedicado ao garimpo de estórias de vida de comunidades periféricas em países de língua portuguesa.
O ciclo INVISÍVEL LÍNGUA é a geoficção de um território específico que, por sua invisibilidade, é de improvável escuta, e a motivação é entregar o protagonismo à população e artistas locais na elaboração de suas próprias narrativas. Uma transformação social específica ocorre ao estimular o debate entre a identidade e a alteridade.

“AI MARIA” is the fourth project of the cycle INVISIBLE LANGUAGE, dedicated to the gathering the life stories of peripheral communities in Portuguese speaking countries. This street photo exhibition collected the portraits of women from invisible or marginalized communities in the city of Porto, Portugal.

Concept: Miguel Pinheiro
Curator: Miguel Pinheiro
Photography: Susana Neves
Sponsors: European Union, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal do Porto
Awarded by the Ministério da Cultura de Portugal [2012]

+  photos portfolio
+  instagram
+ Site oficial
+ Rede social